terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dicas de montagem do Shepherd V10


Ola pessoal....

Apos terminar a montagem do carro, parte elétrica centax, resolvi colocar aqui algumas fotos e dicas que peguei com o distribuidor da marca no Brasil o preparador de chassi Eduardo Dulac.

A principio a impressão do carro foi a melhor possivel.

Com uma engenharia requintada e peças que se encaixam com precisao,o carro em sua consepção foi todo pensado para pista.

A facilidade para retirada do diferencial dianteiro e uma maravilha.

Toda parte de manutenção do carro foi realmente pensada,deixando claro a ideia do fabricante em trazer uma nova tendencia para os chassi pro...um chassi Clean,,,, .



Bem segue algumas dicas de montagem pegas com o Dulac.




01-Insert inferior da bandeija traseira.

Neste caso a peça de aluminio onde se encaixa o insert tem uma posição certa,porem pode-se facilmente inverter o lado da peça sem perceber.Se voce inverter na montagem,ao apertar o prafuso que segura e peça de aluminio,o parafuso ira precionar o insert e isso podera deixar uma das bandeijas mais presa que a outra,o possivel resultado seria uma falha no Twik do carro.O lado correto tem um ressalto para que justamente o parafuso nao encoste no insert.



2-Inversao de polias.

No caso das polias lateral a de se prestar atencao para nao inverter as polias dianteiras com a traseira.

A polia central dianteira tem 18 dentes e a polia lateral traseira tem 16 dentes.Como o diametro delas sao muito proximos pode-se inverter e com isso passar a ter problemas com perdas de correias pois invertidas elas perdem a sincronia.



3-Salva servo.

A mola do salva servo do Sheperd e mais mole que as demais molas de outros chassis.Sendo assim indica-se um bom aperto desta mola primcipalmente pra pistas com maior grip e quando se usa servos mais potentes.Muitas vezes pode ocorrer de o carro nao ter uma boa reação da frente e voce achar que o carro nao tem frente,mas na realidade o salva servo esta muito solto.



4-Centax.

Muitos pilotos ja acostumados com as centax de outros chassis, precisam ficar atentos ao manual do carro.

O manual do sheperd manda deixar com aperto de mola em 0,35,,,,,e normal que ao montar a centax algumas pessoas nao olhem esse detalhe direito e com isso tenham uma centax irregular e patinando.

O indicado seria com gap de 0.6 e aperto de mola entre 0.35 a 0.45....

Outra indicação dada e de dar uma leve lixada por dentro do sino quando novo,isso ajudara a melhorar a performance da embreagem ja nas primeiras voltas.





5-Aquerman-Indica-se montar a parte debaixo o mais pra frente possivel no primeiro furo, e a parte de cima mais recuado possivel.



6-Direção[i].Outra dica e com a montagem do horn de direção, o ideal e encaixar na posição mais alta possivel,para que tenha um curso de direção ideal.Muito encaixam no meio, mas o correto e na posição mais alta.



Pessoal,vale ressaltar que as dicas mencioandas acima, não são nada mais nada menos que dicas para montagem do modelo,não quer dizer que sejam falhas na fabricação do carro.

Quem ja montou um kit sabe que o comportamento do carro depende e muito da montagem do mesmo.



Pude perceber a performacne do carro aqui na nossa pista Domingo retrasado e isso me despertou o interesse em adquirir um chassi Sheperd.

Apos a corrida peguei ocarro do piloto LInconl Almeida para fazer um teste,andei, e gostei muito do comportamento do chassi.

Um carro rapido, e estavel e uma difenreca gritante frente a outros chassi que eu pude perceber quando andei contra o Sheperd foi que ,,,,,,,,Quando eu estava inciando a frenagem do meu carro, percebia que o Sheperd passava acelerando, e freiava mais la dentro da curva com um equilibrio formidavel, isso devido a seu sistema de freio.

Como o sistema utiliza um cabo, e o disco vem acoplado na caixa do diferencial, nao existe delay na frenagem, o sistema nao trava o eixo ,mas sim o dif,entao a transmissao de energia feita e mais suave com um resultado melhor.Exige-se menos freio para parar o modelo,resultando assim um menor consumo de correias traseiras.

Nao quero dizer que o Sheperd e melhor ou pior que outro carro,mas posso dizer com toda certeza que ele traz novas tendencias,como por exemplo o sistema de amortecedores, onde voce pode optar na troca apenas do insert interno do amortecedor e com isso alterar o retorno do mesmo ,fora o apelo visual que nem um outro chasis traz.

Nos chassis atuais temos um agravante pois o dow stop dianteiro e apoiado em peças plasticas que com um pequeno espaço de tempo se deforman e passam a prejudicar um bom acerto do dow stop,no Sheperd,esse apoio e feito em uma peça de aluminio, e o esforço do parafuso que regula o dow stop fica em uma peça de fibra de carbono trazendo mais rigidez e durabilidade ao sistema.

O carro traz tambem varias opções de locais ja pré selecionados para se colocar lastro e ajustar o equilibrio do chassi de acordo com a pista.

Outro detalhe é o pack de baterias, este deve ser ajustados para o carro.

Um pack tradicional de 5 celulas em linha devera ter a ultima celula virada para a lateral ,ficando esta acoplada num rebaixo do chassi feito exclusivamente para isso.Esta celula nao esta assim por acaso ou falta de espaço,mas esta desta forma para ajudar na distribuição de peso do carro.

Em fim o carro traz novos conceitos e prima pela boa engenharia.

Espero conseguir converter isso tudo em bons resultados em pista.


SpeedWork

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